LabIO Slam

Um Poetry Slam é um evento/competição em torno da palavra em que poetas, escritores, actores, músicos, performers e gente comum apresentam o próprio texto/poema sem utilizar adereços sonoros nem figurinos, e o público os avalia com votos entre 0 e 10. Os participantes podem ser amadores e principalmente tem que ser amantes da palavra dita e ter algo a dizer. Não há um estilo, nem uma poesia adequada, existem linguagens... (http://en.wikipedia.org/wiki/Poetry_slam).
Esta pràtica artistica e performativa nasceu em meados dos anos oitenta pela iniciativa do mestre de obra e escritor, Marc Kelly Smith. Começou em Chicago na Green Mill Tavern, tendo desde logo conquistado os Estados-Unidos e, progressivamente a Europa e outras partes do mundo. A palavra Slam refere-se hoje em dia indica a uma poesia autoral, escrita para ser dita. Impõe-se cada vez mais a nível internacional como um meio de expressão artístico e popular. É uma forma de poesia sonora considerada como um movimento de expressão poética, social e cultural, que revitaliza a pràtica da oralidade, da troca de ideias, da partilha de mensagens. Inicialmente à margem dos circuitos artísticos tradicionais, hoje em dia já largamente reconhecida e mediatizada na maior parte dos países onde existe uma forte cultura slam. À partida baseado na noção de comunidade, o slam recupera a expressão poètica num formato moderno e acrescenta à herança das culturas poéticas europeias, americanas e africanas, uma vontade firme de dar a palavra a todos e todas.

Regulamento
Na grande maioria dos eventos de Poetry Slam no mundo a inscrição está aberta a todos (maiores de 16 anos) e todos os inscritos participam na primeira volta. Um júri, habitualmente composto por cinco pessoas escolhidas aleatoriamente no público, dá uma pontuação a cada participante. As notas vão de 1 a 9. A nota mais alta e a nota mais baixa são retiradas e o resultado das votações restantes é inscrito num quadro visível a todos. Os que obtêm a melhor pontuação passam à segunda volta e assim em diante, até à final. As regras fundamentais são:
1) Os participantes tem que apresentar trabalho de pròpria autoria;
2) Não podem ser utilizados adereços (sonoros e luminosos), nem qualquer tipo de disfarce;
3) O tempo atribuído a cada intervenção é de 3 minutos (10 segundos de tolerância a partir dos quais o voto do júri é fortemente penalizado);
Um ponto chave é que o júri é escolhido no público e pode ser não-profissional. A opinião é relativamente subjectiva e não se baseia numa notação de tipo académico. O objetivo é oferecer ao público a possibilidade de escolher os poetas dos quais querem ver mais trabalho.
Aos vencedores é geralmente oferecido um prémio simbólico de participação.

Histórico
Em Portugal, é pela iniciativa do Festival Silêncio em 2009, e com a realização do 1º Poetry Slam Portugal, que o slam dá os primeiros passos e cresce em popularidade. No entanto, desde 2010 com o PoetrySlamLisboa, que começou a organizar os eventos com júri inteiramente escolhido no público, os eventos espalharam-se pelo pais sendo mais concentrados na àrea de Lisboa e arredores. Acreditamos que ainda há espaço para consolidar o slam a nível local e de forma regular. É neste sentido, numa perspectiva de dinamização do slam em Portugal e com vista a celebrar a palavra dita e seus criadores, que nasce a rede do Portugal SLAM!info e inscrições: poetryslamlisboa@gmail.com

facebook: facebook.com/LabIOpt
email: labio.pt@gmail.com